domingo, 26 de abril de 2009

Xadrez em Agua Boa - dinâmico e motivado



De fato em tempos atrás quando a Professora Elena começou seu trabalho nas praças da Cidade talvez não previsse que o xadrez entraria no gosto das crianças , jovens e adultos da ciade. Bom quanto aos adultos já praticantes anteriormente estãose organizando em encontros semanais. Já a criançada e jovens vão à luta dentros das disputas dos escolares sempre com grande participação. desta vez foram mais de 180 inscritos! É o xadrez acontecendo nos cantos deste país de proporções continentais. Abaixo estão as fotos do transcorrer dos torneios e a premiação.Parabéns a Professora Elena e a todos pela organização do xadrez em Água Boa e aos participantes que só tem a ganhar com promoções iguais.














sábado, 25 de abril de 2009

De volta ao Coração do Brasil !!

Falo mais uma vez em Água Boa , uma querida cidade da Região Araguaia do Mato Grosso, distante 760 km de Cuiabá e que tem a grata localização de estar situada bem ao meio do Brasil por isto carinhosamente chamada de Cidade Coração do Brasil...
Foto abaixo
E aqui estou para arbitrar junto com responsáveis locais o estudantil municipal por categorias e quem sabe dar simultânea para os jogadores locais interessados... E neste momento não poderia de ressaltar primeiro o empenho da Prefeitura para com o xadrez! Pois mais que inserir o xadrez nas escolas a manutenção dos eventos é fundamental para se colher os frutos que este jogo pode oferecer ... pois estaremos propiciando com um torneio deste porte, que os alunos possam se avaliar diante de adversários variados, paticar e além de aprender regras complementares muitas vezes cobradas apenas em torneios. Vale ressaltar que acontece simultâneamente nesta data o Torneio absoluto que oferece aos adultos locais oportunidade de se encontrarem para partidas oficiais. Fiquem com as fotos de até o momento.















quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nos Tabuleiros de SINOP : A Simultânea

E lá veio a parte final deste evento enxadrístico em Sinop : o embate contra 20 enxadristas locais de uma vez só! Jogadores totalmente desconhecidos, com estilos e níveis variados...enfim 4 horas de simultânea ...um desafio para mim...uma vitóia para a divulgação do xadrez na Cidade de Sinop, uma mostra que temos sim muitas iniciativas públicas bem ativas pró ao esporte e a cultura. Agradeço então a oportunidade ao Secretário de Espotes Adilson Kovalski , ao Diretor de Esportes Arno Martins e ao Prof. Emerson, foto abaixo. E em seguida veja meu sufoco nas 4 horas de simultânea Nos Tabuleiros da América em Sinop ! Abraço a todos e até a próxima!

















Finalizando o curso

Em uma manhã completa de pleno feriado, os cursandos acompanharam uma palestra sobre a Importâcia do xadrez como ferramenta pedagógica, onde foi formado um pequeno debate no final sobre as diferentes estratégias adotadas pelos diversos professores presentes. Foi uma manhã proveitosa encerrando o conteúdo programático de forma bem materializada da riqueza e verdaeira contribuição que o xadrez vem trazendo e deve continuar trazer para a formação educacional e cognitiva do aluno! Uma realidade que só valoriza a inicitiva como esta da cidade de Sinop. Agradeço a oportunidade de poder colaborar em trabalhos semelhantes !!! SINOP nos Tabuleiros da América!
Parte do grupo dos participantes dos 3 dias de curso
A esquerda o Prof. Emerson e a direita Arno Martins Diretor de Esportes do Município, responsáveis pela minha visita à cidade





segunda-feira, 20 de abril de 2009

Em ação as crianças !!!!

Na tarde da segunda-feira aconteceu o Torneio Inter-escolar de Sinop, o que foi dirigido pelo Prof. Emerson e minha parte ficou para a arbitragem e também orientar aos participantes do curso colocar em prática algumas ações de arbitragem , isto é , os participantes do curso usaram o inter- escolar como uma espécie de pratica bem oportuna. E para quem pretende seguir trabalhando com o xadrez escolar sempre uma boa dose de prática de um torneio deste porte traz acréscimos de experiência ,as quaissempre são bem-vindos! Seguem abaixo as fotos do evento. Abraço a todos!























































Em Curso

Teve inicício a parte teórica do curso aqui em Sinop, que possui em maioria no seu público participante estudantes e formados em Educação Física que trabalham ou pretendem trabalhar com o xadrez escolar.










Teve inicício a parte teórica do curso aqui em Sinop, que possui em maioria no seu público participante estudantes e formados em Educação Física que trabalham ou pretendem trabalhar com o xadrez escolar.

domingo, 19 de abril de 2009

Já em Sinop - Iniciando as atividades com o Torneio Municipal

Com 25 participantes , aconteceu o Torneio Municipal de Xadrez de Sinop , o evento deu a largada nas atividades enxadrísticas deste fim de semana prolongado. Que contará com o curso por mim ministrado , Torneio inter-escolar além de uma simultânea. O evento vai até o dia 21. Abaixo as fotos do torneio Municipal.













sexta-feira, 17 de abril de 2009

CURSO em Sinop - MT

Estarei na nova porém arrojada cidade de Sinop -norte de Mato Grosso , para um curso que terá como público alvo Professores e os cursandos de Educação Física, treinadores e todos os interessados em geral pela a Arte do xadrez. E junto irá a cobertura deste blog... na trilha dos TABUELIROS DA AMÉRICA!

O curso acontecerá do dia 19 até o dia 21 de abril E terá com abordagem temas ligados ao xadrez de grante interesse, a começar por um giro histórico e contemporâneo do xadrez no Brasil e no Mundo. E após esta explanação inicial teremos as seguintes abordagens.

A psicologia no Xadrez

Organização de eventos de Xadrez


O Xadrez como ferramenta pedagógica

E para finalizar darei simultânea para divulgação do xadrez local.

Editarei fotos e informações durante o evento!

Abraço a todos! E até lá!

sábado, 11 de abril de 2009

Xadrez na Barra do Garças

Verdade que foi de passagem mas deu tempo para saborearmos um bom peixe em um restaurante flutuante em Barra do Garças e não podia faltar xadrez com os colegas de viagem...estávamos com destino a Goiânia e abaixo estávamos nós ...eu, Eric e Flávio enxadristas de Água Boa e assitindo as partidas o "Firme" também companheiro de viagem .Barra do Garças está a mais ou menos 500km de Cuiabá, na fronteira com o Estado de Goiás e vem tendo algum movimento com o xadrez onde posso citar nosso colega enxadrista Sidney Juliane que não tive tempo de visitar pois estávamos apenas de passagem Abaixo as fotos.

Xadrez na beira do rio Araguaia




segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ricardo Rizzo é campeão do Memorial Capablanca 2009

Com uma atuação impecável , Ricardo Rizzo sagrou-se campeão do VII Memorial Capablanca realizado e arbitrado pelo Prof. Munir Said também o seu idealizador em 2003.O torneio foi realizado no Cuiabá Xadrez Clube. Em segundo ficou a já revelação do xadrez mato-grossense Yvonei Borges , com pouco tempo de prática e já colhendo bons frutos. Em terceiro lugar ficou o experiente José Eduardo.Na sequência ficou Yuri Marti em quarto e em quinto Elvis Bolivar.A idéia do Memorial é homenagear uma das maiores estrelas da história do xadrez mundial a qual eu acho fundamental por nós latinos-americanos :homenagear aquele que foi o único latino até hoje campeão mundial de xadrez.
Abraço
Abaixo a foto com primeiro e segundo lugar do Memorial.
A esquerda Ricardo Rizzo Campeão e a direita Yvonei Borges o segundo colocado.

domingo, 5 de abril de 2009

Memorial Capablanca ...após terceira ronda....

Na terceira rodada tivemos confrontos emocionantes , que acabou colocando em primeiro lugar Ricardo Rizzo e Yuri Marti os quasi se enfrentam neste momento pela quarta e penultima rodada. Vale ressaltar as vitórias de Yuri frente a Danilo e José Arlindo com vitória frente a Paulo Afonso. Vejam as fotos.

No intervalo entre as rodadas o momento de descontração ou seria de concentração de nosso amigo Marcellus
Danilo Nunes X Yuri Marti ... partida decidida nos ultimos segundo de jogo




Yuri Mari X Ricardo Rizzo ... decidindo a liderança na quarta rodada



Celissa Godoy , a presença feminina no Capablanca 2009




sábado, 4 de abril de 2009

TORNEIO MEMORIAL CAPABLANCA

Como já de custume todos os anos eu realizo um Memorial em Homenagem ao único Latino Campeão Mundial de Xadrez , além de ter conquistado a quase total unanimidade do público enxadrístico com sua forma simples e natural de jogar. Este ano ele está acontecendo no Cuiabá Xadrez Clube e conta com a presença de importantes jogadores locais como Danilo Nunes, Ricardo Rizzo e Elvis Bolívar. A pessoa que lhes informa é o responsável pela organização, arbitragem e por isso , em 6 anos de Memorial aqui em Cuiabá só consegui disputar apenas um , que levei o segundo lugar em 2006.Seguimos por enquanto sem nenhuma surpresa até o fim da primeira rodada.
Abraço a todos
Danilo prestigiando o evento


O Árbitro Corinthiano