quinta-feira, 15 de outubro de 2009

XADREZ Na Olimpiada ECSA de Matemática

Na fase final da Primeira Olimpíada de Matemática "Lucinete Leal Cabral" promovida pela Escola Chave do Saber- Cuiabá- MT , foram utilizados problemas de xadrez como parte dos desafios para os concorrentes. Os problemas usados foram mates forçados, os quais exigiam em um lance apenas, um mínimo de criatividade. Como exemplos, coroação do peão em cavalo, uso de multiplas cravaturas e outros atributos táticos. Além disto, para os níveis maiores, foi usada a idéia de regressão, ou seja, a partir de uma posição de início de partida. Onde o exercício exigia a reconstituição dos lances de brancas e pretas, que possivelmente originaram aquela posição. Sendo que a avaliação observava lances possíveis, sem ignorar movimentos forçados de defesa de xeque etc. Foi uma boa surpresa para os participantes , que de uma forma diferente, viram a matemática , desta feita projetada no limitado tabuleiro de 64 casas, mas protagonizado pelas astronomicas possibilidades do xadrez!!!



A organização geral da Olimpiada ficou por conta do Professor Marcos Wimbeg . A minha participação foi elaborar e aplicar a parte de xadrez durante a fase final, a qual agradeço a oportunidade.

A direita o Prof. Marcos Wimbeg que coordenou e modelou brilhantemente toda a olimpiada de matemática da Escola Chave do Saber Explicações gerais no início

Concentração total dos finalistas...