sábado, 14 de maio de 2011

Curso com o Grande Mestre Darcy Lima - Cuiabá - MT


Pé na estrada .... o Grande Mestre Darcy Lima segue a rotina de grande intercâmbio e introsamento com as várias praças do xadrez brasileiro... e Nos Tabuleiros da América noticia , o curso com este experiente e notório enxadrista nacional! Um curso de aperfeiçoamento técnico, sim, esta foi a minha idéia do Professor Munir (responsável pela direção) em promover mais este evento. É como digo, a vinda de um mestre parasomente uma simultânea é muito pouco legado deixado em tão grande deslocamento que é necessário para chegar aos rincões da capital mato-grossense.




Temos mesmo é que aproveitar para tentar contar com o apoio e conhecimento e lógico a didática de um Grande Mestre. As abordagens começou com a análise de partidas, finais e iniciativa além de comentários de um pouco de sua vasta experiência de torneios. Darcy Lima no tabuleiro centro-americano. Boa presença de público e qualidade quanto a atenção e interação dos presentes.


domingo, 8 de maio de 2011

SEGUNDA ETAPA - CIRCUITO CUIABANO DE XADREZ RÁPIDO



Rafael Pimentel sagra-se bi-campeão na segunda etapa do circuito. Isto mesmo, ganhou a primeira e agora levou a segunda etapa. Com uma performance bem regular, teve pela frente na última rodada a sua namorada a forte enxadrista, Ana Vitória, em uma luta até os útimos segundos. Ambos terminaram com 4,5 pontos e no melhor critério o Rafael levou. Somando 24 pontos acumulados no circuito e é lider isolado. Destaque para a presença, como já dito, de Ana Rothebarth, que foi vice-campeã em etapa do pré-olímpico feminino brasileiro. Do jovem talento cuiabano Ivoney Borges, e do retorno de Petrus Rosa aos tabueliros entre outros como o sempre presente José Arlindo, o Prof. Jesus Filho e Prof. Pedro Antônio. A classificação ficou assim:

Absoluto

1° Lugar: Rafael Pimentel 4,5 pts
2° Lugar: Ana Rothebarth 4,5 pts
3° Lugar: Ivoney Borges 4,0 pts
4° Lugar: Petrus Rosa 4,0 pts
5° Lugar: Kerginaldo Brito 4,0 pts
6° Lugar: Marcelo de Lima 4,0 pts
7° Lugar: Jesus Filho 4,0 pts
8° Lugar: Cristian Loyola 3,5 pts




Os Premiados





Outro interessante fato foi mais uma vez a presença das crianças que concorreram dentro do circuito e na categoria abaixo de 14 anos. Como organizador lanço meus mais sinceros agradecimentos ao Prof. Ed Bispo do Departamento da Faculdade de Educação Física da UFMT, que gentilmente cedeu o espaço na Faculdade para a realização do evento. Ao professor Aigo do colégio Estadual Prudente Campos que mais uma vez levou sua galera para o torneio e agradeço também ao Prof. Klebeson da Escola Chave do Saber, que mais uma vez me ajudou na arbitragem e na operacionalidade do torneio. Para maiores informações, inclusive detalhes técnicos, se encontra no blog www.xadrezcuiabano.blogspot.com que é talentosamente editado pelo campeão da etapa Rafael Pimentel.


Mesa da organização




Rafael Pimentel X Ana Vitória
O casal dá um tempinho para a disputa do primero lugar da etapa

Panorâmica do salão de jogos



Prof. Aigo e os seus alunos do Colégio Estadula Prudente Campos


O Prof. Klebson auxiliando na arbitragem



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cuiabanos em Goiânia


Opa estive este fim de semana 30/04 e 01/05 para jogar o Open Prevest , valendo rating FIDE. Foi uma luta boa e o resultado positivo ao meu favor e do José Arlindo mais um enxadrista que representou Mato Grosso em Goiânia. Conseguimos segundo e terceiro lugar respectivamente. A organização ficou por conta do AF Igor Lutz e arbitragem de AR Henrique Cardoso responsável pelo xadrez no colégio Prevest e ambos representantes do Clube Novo Horizonte de Goiânia. Esteve presente também dois representantes mato-grossenses , da cidade de Barra do Garças foram eles Sidnei Juliani e Olavo dos Santos. O título ficou com o enxadrista local Gabriel Garcia. Abraço em especial ao Sr. Odinézio que ajudou na arbitragem e me ajudou na minha logística ao retorno do local de jogos! VALEU!
Munir Said

Resultados no chess-results pelo endereço :
http://chess-results.com/tnr48932.aspx?art=1&rd=5&lan=10&wi=1000


O post mortem sempre concorrido após as partidas... não faltavam mãos sobre o tabuleiro...






A direita Sidnei Juliani de Barra do Garças enfrentando o jovem local Pedro Rosa



Os premiados