segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pan-Americano Xadrez Escolar 2008 - Viva esta galera!

Viva esta geração que joga xadrez!
Viva é esta geração que joga o xadrez!

Por 3 dias "Nos Tabueliros na América" esteve mirando o movimento das peças em 12 categorias do xadrez escolar , observando os planos acontecendo , as 32 peças sendo usadas , retiradas e recolocadas deste limitado mas imprevisível campo de batalhas de 64 casas.
Estive presente no evento como árbitro auxiliar onde e a mim chegou bem de perto todo o espírito da batalha vivida pelos participantes.

A vontade de vencer , ou a dependência do objetivo cumprido da vitória transforma o momento da competição enxadrística em uma clara luta de lógica temperada com uma carga psicológica oferecida ou desafiada a ser vivida por todos que participam da cometição. O xadrez servindo de uma espécie de protótipo da vida para as gerações futuras... é belo ver crianças motivadas por atividades desafiadoras, distantes da televisão, do excesso de tempo do computador e tudo que se possa imaginar de costumes repetitivos que ,se pode infelizmente ,moldar lentamente em nosso cotidiano.
Então viva eventos que propiciam provas de combates em pró a experiência de vida ! Viva a todos que se conduziram com luta sem se desviar do espírito desportivo! E que as imagens consigam traduzir mais este momento do xadrez nas Américas!



















































domingo, 28 de setembro de 2008

Pan Escolar 2008 - Seminário Internacional de Xadrez Escolar

Paralelo à programação do Pan Escolar 2008 aconteceu um seminário sobre Xadrez Escolar com abordagens com justificativas do xadrez de apoio à Educação, metodologias a serem empregadas e os frutos colhidos na formação do indivíduo com o xadrez como ferramenta pedagógica. Entre os palestrantes esteve o venezuelano Sr. Uvencio Blanco Presidente da Comissão de Xadrez Escolar da Federçaõ Internacional de Xadrez.Onde ele abordou inúmeras justificativas claras dos porques do xadrez nas escolas. Ele é autor de vários livros que envolvem o xadrez e a parte educacional entre eles o: "Por qué el Ajedrez en las escuelas". Além de Uvencio estiveram presentes palestrando junto ao Pan , os Professores Júlio Lapertosa - Minas Gerais, Charles Moura Netto - Espírito Santo e o Neurologista e Pisicanalista Ítalo Denelle Venturelli - Minas Gerais. A organização do roteiro e arranjos deste seminário ficou por conta do Professor Gérson Peres e o AI Mauro Amaral. Um momento rico para uma atividade que, cada vez mais vem se tornando mais sólido em nosso país graças aos esforços de cada um de nós presentes na bela responsabilidade de ensinar e ensentivar este jogo-arte-ciência.



















sábado, 27 de setembro de 2008

PAN AMERICANO ESCOLAR 2008

Nos Tabuleiros da América na bela São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais - Brasil!!!!
Acompanhando a dinâmica de 92 tabueliros em 12 categorias com 6 países diferentes. Assim está composto o Pan Escolar 2008 , um torneio oficial pela FIDE para as Américas e Confederação Brasileira de Xadrez.O torneio com alguns destaques dentro das diversas categorias, constando incluindo alguns mestre da Federação Internacional além de jogadores de inúmeros Estados brasileiros.










quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Em visita na Academia Xadrez Valle -DF

Tive a oportunidade de visitar em Brasília as instalações da Academia Xadrez Valle, que tem como proprietário o MF Adriano Valle , 7 vezes campeão brasiliense e com outras inúmeras conquistas. Nesta instalação bem estruturada ele fornece aulas para todos os níveis. A academia dispõe de amplos recursos , inclusive uma televisão LCD para acompanhamento de aulas com uso do computador. O MF Adriano Valle foi o revisor técnico do meu livro “Consciência Estratégica” , trabalho que desempenhou com muito talento.Sendo ele um dos idealizadores da revista Lance ,que muito contribuiu para a divulgação do xadrez nacionalmente na década de 90. Nossa conversa foi muito rica , indo desde melhores formas de ensinar os movimentos das peças para os iniciantes até a parte artística do xadrez , relacionando a dinâmica do xadrez no tabuleiro com traços imaginários de um desenho por exemplo...(MF Valle é desenhista e pintor). E é nestes momentos que vivenciamos toda interdisciplinaridade deste mundo a parte chamado xadrez. A Academia se localiza na Asa Norte noSetor Comercila Local Norte , quadra 209 bloco C sala 101 Brasília - DF






Nos tabuleiros da América em um LCD....

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Regional Centro-Oeste - Matsuura Campeão com 100%

Então tudo concluido o Regional Centro-Oeste de Xadrez , valendo ressaltar a organização e a pontualidade dos horários da programação. Parabéns a todos envolvidos com este torneio. E parabéns ao verdadeiro papa torneios em Brasília...falo do Mestre Internacional Everaldo Matsuura, que levou a ´primeira colocação fazendo 100% dos pontos. Em segundo MF Luis Rodi mantendo a boa forma da temporada , ele retorna à Cuiabá onde faz posto de Residência atualmente no Brasil . Em terceiro o prodígio Victor Shumyatsky .
http://www.bcx.com.br/rco_2008.htm

Eu gostei , voltando a jogar um aberto do Brasil depois de quase 4 anos ... reafirmo para mim mesmo como é gostoso jogar xadrez ...!rs Eu continuo aqui em Brasília onde visitarei a academia de xadrez do MF Adriano Valle e darei uma entrevista para a eficiente cronista enxadrista Taís Julião.
E agora fiquem com fotos do torneio... abraços!
































sábado, 20 de setembro de 2008

Pós Terceira Rodada - Regional Centro-Oeste

Seguem alguns candidatos ao título nas lutas das primeiras mesas.
Para a quarta rodada seguem agora mesa 1 Diego Wilhelms X Everaldo Matsuura , na mesa
2 Geovane Carvalho x Luis Rodi e na mesa 3 Adriano Valle x Aluísio Silva Teixeira todos com 100% até agora.

O MI Lenandro Perdomo ficou no empate com o MF Victor Shumyasky. Eu lutei mas no final valeu a experiência do MF Lincoln Lucena e perdi após estar ligeiramente melhor na abertura. A quarta rodada vai começar lá vou eu .

Aguardem mais tarde uma seleção de fotos do torneio!

Brasil!!! Regional Centro-Oeste - Brasília

Opa...! Aqui estamos na Capital Nacional , no Regional Centro-Oeste de 19 a 21 /09 , com realização da Federação Brasiliense de Xadrez. Com 84 inscritos e com presença de jogadores de diferentes Estados além da presença dos jogadores argentinos MI Leandro Perdomo , MF Luis Rodi e o MI Geraldo Lebredo de Cuba. Além do MI brasileiro Everaldo Matsuura a quem o anfitrião do torneio , Ernesto Guevara (Presidente da Federação Brasileiense de Xadrez) enfrenta neste momento pela segunda rodada (veja foto). O torneio conta ainda com com nomes importantes do xadrez brasileiro como os Mestres da Federação Internacional Lincon Lucena e Adriano Valle . Este torneio é válido pelo circuito de Abertos do Brasil e vale rating FIDE (Classificação Internacional). O torneio vai correndo nos tabuleiros do Planalto Central...





Ernesto Guevara X Everaldo Matsuura








http://www.bcx.com.br/rco_2008.htm emparceiramento segunda rodada

sábado, 13 de setembro de 2008

Luta sem regras.... fim da primeira parte!


Embutido em uma espécie de convenção , a história da humanidade considera que a evolução social vem acontecendo com o passar do tempo.Contudo se observarmos minuciosamente alguns acontecimentos passados , veremos que alguns destes foram marcados pelas suas atitudes retrógradas para com a sociedade organizada, trazendo então , uma verdadeira involução a conquistas seculares. Para esta breve reflexão cito como exemplo a colonização exploratória espanhola na América do Sul onde caprichosamente demoliu todos os pilares da sociedade quéchua e toda esfera de conquistas e sabedoria do Império Inca. Em um jogo sem regras, toda imposição de um povo “mais evoluído” que ignorou toda e qualquer valor cultural em seu caminho.
Bom se pudéssemos voltar o tempo e que ao invés de um jogo bruto, fosse proposto um embate de valores culturais e organizacionais, um jogo técnico como uma partida de xadrez entre o Incado e os invasores espanhóis ,veríamos mais chances e brilhos dos nativos americanos.
Não mudamos a história , porém que hoje venhamos refletir sobre as experiências passadas, e sobre tudo, analisemos hoje ,se nós não estamos colocando em risco algum pilar social importante atual que será sentido somente no futuro de nossos sucessores.


Agradeço todas as mensagens recebidas e todos aqueles que de uma maneira ou de outra enviaram bons fluidos nesta primeira parte da viagem Nos Tabuleiros da América. Um obrigado especial à direção da Escola Chave do Saber – Cuiabá- MT e ao Site http://www.clubedexadrez.com.br/ do dedicado Gérson Peres !

Abração!!!

Prof. Munir Said

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ao Longo da Trans-oceânica - Peru - Brasil

Sim trans-ocêanica a carretera que vai unir o Brasil -Peru buscando começar a regressar para casa via Rio Branco no Estado do Acre, onde tudo pode acontecer , ou pelo menos no meu trajeto aconteceu. Sai de ônibus de Cusco as 15:30 com a plena esperança de chegar a Puerto Maldonado as 8:30h do dia seguinte. Porém tinha uns poréns no meio do caminho. O ônibus começaa transpor os primeiros obstáculos da viagem: a cordilheira do Andes. A subida foram intermináveis , em um trecho já asfaltado foi bem porém muito lenta. No meio da madrugada (já na parte sem asfalto ) a primeira surpresa: uma pedra de algumas toneladas , caprichosamente cai sobre a estrada de uma só mão!Resultado : um atraso de 3 horas até uma retro escavadeira de um chinês aparecer do nada e quase 4 horas da manhã tirou a pedra do meio do caminho e passamos. Pelo atraso quando chegamos a Mazco , uma cidadela de garimpo peruano nâo podemos seguir viagem pois a estrada tinha sido fechada até o meio dia para fins de adiantamento das obras, resultado: 4 horas de espera, neste lugar no meio já da floresta peruana achei um lan hause para passsar o tempo , acreditem rs... Depois disso finalmente seguimos , logo em seguida graças a experiência do motorista do ônibus não atolamos. Fomos parados duas vezes para averiguação das tropas nacionais da justiça peruana e após 26 horas de viagem cheguei quebradoa Puerto Maldonado , já sabendo que teria que durmir mais uma noite em terras peruanas. Ainda 260 km longe da fronteira com o Brasil... E finalmente no próximo dia logo as 7 h fretei um taxi até Iñapari fronrteira com Assis Brasil já do lado brasileiro , fui dividindo a conduçao com uma família peruana. Lá bati o visto de saída e caí para o lado brasileiro depois de 18 dias fora da pátria! As 4 h da atrde peguei finalmente um ônibus até Rio Branco e agora estou nos trilhos de retornar à Cuiabá e terminar esta primeira fase de minha viagem....

Abraçoa todos.

sábado, 6 de setembro de 2008

Jogando em Cusco

Analise

Partidas amistosas pore'm com interessantes desfechos





Opa , encontrei parte da galera do xadrez daqui de Cusco!! Foi através do contato com o receptivo professor de xadrez local Rodolfo Cabrera e fomos até o um café próximo a praça Sao Francisco, onde o pessoal se reune quase todas as noites, acompanhado de um bom mate ou té. Lá estive onde joguei boas partidas com Rodolfo e depois seguindo trocando idéi as para um provável match entre Cusco e Cuiabá talvez , pois com o término darodovia Trans-oceânica que liga o Peru ao Acre ano que vem , de Cusco a Cuiabá teremos uma rodovia contínua onde um esforço pró ao xadrez da América nao parecerá coisa de outro mundo. Cabrera realmente me confirmou que o xadrez de Cusco nao vem tendo nada atualizado na internet.





Com relaçao ao trabalho do xadrez cusqueño ,ele me falou que existem 5 jogadores e jogadoras locais de bom nível que tentarao v aga par a o Panamericano Juvenil ano que vem. Reafirmando a boa fase da equipe de base do Peru nos ultimos tempos. E a idéia dele para os próximos tempos é realizar torneio regionais para que nao se percam ritmos além disto ele trabalha ensinando outros interessados à realizaçao de torneios em outras cidades peruanas. E todo o trabalho com os alunos menores é realizado com o grande acompanhamento dos pais. O irmao de Rodolfo, Andres Cabrera é o melhor jogador cusqueño do momento e vai tentar vaga para a olímpiada que acontecerá na alemanha em novembro. Sim , é o xadrez como linguagem universal unindo as pessoas, Rodolfo Cabrera grande abraço, o contato enxadrístico em Cusco.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Em Visita ao IPD - Instituto Peruano del Deporte - Cusco

Estive presente no Instituto Peruano del Deporte , onde se encontra uma sala de treinamento de xadrez (mais uma vez observamos o xadrez agregado ao complexo desportivo). Minha visita foi infeliz , pois estava fechada em vista que no mesmo dia tinha sido a abertura dos jogos nacionais sediada aqui em Cusco, entao nao tive sucesso e nao fiz contato enxadrístico , tentei por telefone alguns numeros mas estao desatualizados.Ah e depois vim saber que tem funcionado só aos sábados. Bom foi uma tentativa, mas terei em breve novidades do nosso querido jogo milenar... podem esperar.



Abraços.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Em visita ao Vale Sagrado - Cusco

Uma aula verdadeira aula cultural do povo Quechua , onde se desenvolveu a inteligente estudo agronômico dos incas, muito legal e de difícil de descrever. Veja as fotos.





Nos degraus onde os quechuas faziam seus diferentes cultivos




































Na Encantadora Cidade de Cusco - Peru

Estou na bela Cusco , aquela que foi sede da ultima parte do Incado e que em poucos dias foi arrasado por Francisco Pizarro o qual fundou uma imponente cidade da colônia espanhola no século 16. E por falar em tradiçao , já logo no dia de chegada aqui , já assisti um desfile folclórico na belíssima Praça de armas (cheguei em pleno feriado), fotos abaixo, para quem gosta de respirar cultura e história tem que conhecer Cusco! Ah se quiser respirar um ar seco também , rs , muito baixa a umidade do ar aqui. Já contactei com o mundo e o fundo para ver se acho xadrez ...mas até agora nada e nem net achei algo de concreto. Sua arquitetura conserva em muito a característica colonial, muito legal , com suas ruas estreitas e o charme europeu na América do Sul.






Desfile popular na praça das armas







Vista superior da cidade