sábado, 13 de setembro de 2008

Luta sem regras.... fim da primeira parte!


Embutido em uma espécie de convenção , a história da humanidade considera que a evolução social vem acontecendo com o passar do tempo.Contudo se observarmos minuciosamente alguns acontecimentos passados , veremos que alguns destes foram marcados pelas suas atitudes retrógradas para com a sociedade organizada, trazendo então , uma verdadeira involução a conquistas seculares. Para esta breve reflexão cito como exemplo a colonização exploratória espanhola na América do Sul onde caprichosamente demoliu todos os pilares da sociedade quéchua e toda esfera de conquistas e sabedoria do Império Inca. Em um jogo sem regras, toda imposição de um povo “mais evoluído” que ignorou toda e qualquer valor cultural em seu caminho.
Bom se pudéssemos voltar o tempo e que ao invés de um jogo bruto, fosse proposto um embate de valores culturais e organizacionais, um jogo técnico como uma partida de xadrez entre o Incado e os invasores espanhóis ,veríamos mais chances e brilhos dos nativos americanos.
Não mudamos a história , porém que hoje venhamos refletir sobre as experiências passadas, e sobre tudo, analisemos hoje ,se nós não estamos colocando em risco algum pilar social importante atual que será sentido somente no futuro de nossos sucessores.


Agradeço todas as mensagens recebidas e todos aqueles que de uma maneira ou de outra enviaram bons fluidos nesta primeira parte da viagem Nos Tabuleiros da América. Um obrigado especial à direção da Escola Chave do Saber – Cuiabá- MT e ao Site http://www.clubedexadrez.com.br/ do dedicado Gérson Peres !

Abração!!!

Prof. Munir Said

2 comentários:

Guardiões da Biodiversidade disse...

luta sem regras... sofrimentos... desesperança...
onde a humanidade pretende chegar agindo desta forma?
O jogo do xadrez nos traz várias lições... entre elas : "a unidade na diversidade".
Vale a pena refletir sobre isso...
linda foto!!!

Anônimo disse...

Aqui esta la prueba de que los Incas jugaban Ajedrez. El clima del altiplano hizo que el tablero se conservara en perfectas condiciones. Felicitaciones Munir por el documento grafico que conseguiste!!! Tu amigo, Alvaro Guerrero