sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Festa do Xadrez em Água Boa

Tivemos hoje as categorias fraldinha, pré-mirin, mirin e infantil todos com muito gosto e competitividade e com isso antes de mais nada, observa-se a experiência somada ao currículo de xadrez de cada um . Sendo que uns ainda começando e outros voltando a provar da emoção de um torneio. Assim como de manhã , pela tarde tivemos ainda a presença ilustre do Prefeito de Água Boa o Sr. Maurício Cardoso Tonhá , que inclusive levou sua filha Giovana que competiu na categoria fraldinha. Enfim mais um dia saudável para os meninos e meninas do xadrez de Água Boa...valeu , ah continuamos aqui com o torneio Juvenil e Absoluto...agora sim valeu!!!rs e agora vejam as fotos do dia (21/11/08).


Presença do Prefeito Sr. Maurício Tonhá

A Dinâmica Prof. Elena na batalha pelo xadrez escolar na cidade























E as premiações para os vitoriósos






















Torneio de Xadrez - Água Boa - MT

E começou o torneio da categorias escolares em Água Boa ,contando com crianças animadas e ao mesmo tempo anciosas pelo início dos confrontos...e aqui estou , responsável pela arbitragem e condução técnica do evento que conta com a direção geral da Professora Elena sempre na correria de sempre de organizador , que todos nós organizadores conhemos rs.A realização é da Secretaria de Educação local que vem dando segmento ao trabalho já algum tempo, e chamo atenção justamente aí...na continuidade..aí mora a raíz do sucesso dos projetos destes naipes principalmente em nível escolar,ou seja não adianta plantar a semente com um ou outro evento somente,é importante a continuidade e isto os realizadores locais vêm demonstrando em seu trabalho.E tendo certeza que as gerações já vão mostrando seus frutos no xadrez . Ao todo foram 61 inscritos dentro das categorias. Vejam as primieras fotos abaixo.












quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Em Água Boa - no coração do Brasil


Cá estou eu , mais uma vez nesta agradével cidade ao leste de Mato Grosso e posicionada geograficamente bem ao meio do Brasil por isso carinhosamente chamada de coração de nosso grandioso país. Onde economicamente prevalece a pecuária o xadrez também tem seu espaço ao meio de aficionados a este jogo milenar e atentos organizadores como éo caso da Professora Elena que conduz um belo trabalho junto às escolas e as praças. Pra começar a programação 20/11,dei uma simultânea para 14 jogadores e terminei ganhando em todas as mesas (contando um pouco com a sorte se é que podemos assim afirmar). A simultânea aconteceu na varanda do térreo do pequeno mas aconchegante shopping da cidade de Água Boa. Nos dias 21 e 22 vão ocorrer os torneios por categorias que estarei arbitrando.Fiquem agora com as fotos da simultânea ... Abraço a todos!



A Foto com os amigos e ultimos a sairem da simultânea










quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Acima de tudo um brinde ao idealismo

Se observarmos alguns momentos de um torneio de xadrez , poderemos notar que os instantes extra torneio como intervalos de rodadas , momentos de descontração são justamente as ações que vão unindo pessoas dos mais diferentes lugares , ocupações ,idades ...e que refletem um forte ideal por este jogo milenar chamado xadrez. Abaixo coloquei algumas fotos com alguns agradáveis contatos dos presentes no Contaud 2008,estas amizades terminam sendo tão quanto importantes como o próprio certame.
Nosso prezado Amigo Cícero Assunção de Brasília em mãos com o Livro Consciência Estratégica de minha humilde autoria
O potiguar MF Carlos Barreto que literalmente vestiu a camisa do Nos Tabuleiros da América

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

GM Rafael Leitão ganha o Contaud 2008 no melhor desempate

O GM Rafael Leitão ficou com o primeiro lugar na COPA CONTAUD 2008 , seguido do Mestre Internacional José Cubas e em terceiro o GM Alexandr Fier.Na quarta posição ficou o Grande Mestre Andrés Rodrigues e em quinto lugar o MI Krikor Mekhitarian. O nível do torneio foi muito alto e com grande competitividade.
Sendo uma singular experiência para os jogadores locais e todos os outros Estados presentes, como Mato Grosso do Sul com a presença do enxadrista e Presidente da Federação de Xadrez do MS Orlando Silvestre, o MF Carlos Barreto atual campeão do Rio Grande do Norte e o Presidente da Federação do RN Carlos Henrique Lopes Pinto além de outros experientes jogadores. Destaque para o melhor jogador colocado de Mato Grosso no torneio Tarciano Bandeira de Rondonópolis , ele que ficou em décimo primeiro lugar e conseguiu terminar o blocos necessários e formou seu rating FIDE .






Na direita Tarciano Bandeira de Rondonópolis , melhor colocado de MT no Contaud 2008



sábado, 8 de novembro de 2008

E continua a disputa ! Contaud 2008 quinta ronda!

Com um empate entre os 5 primeiros colocados somando 3,5 pontos , temos a seguinte formação nas
5 primeiras mesas:

1- Andrés Rodrigues X Rafael Leitão

2- Alexander Fier X Krikor Mekhitarian

3- José Cubas X Gustavo Gomes

4- Calos Barreto X Máximo Iack

5- Danilo Vasconcelos X Sidnei Juliani















São 14 horas horário local, no ar a terceira rodada!

Temos neste momento jogando da mesa 1 a 4 :
mesa 1 MI José Cubas X GM Rafael Leitão
mesa 2 GM Alexandr Fier X César Soares
mesa 3 GM Andrés Rodrigues X Máximo Iack
mesa 4 MF Carlos Barreto X MI Krikor Mekhitarian
Esté o Contaud 2008 , muito disputado segeum as fotos.














Valeu Fier !

Abrimos agora um parêntese no Torneio Contaud para informar que o GM Alexandr Fier acaba de se classificar para a final do classificatório via internet do Torneio Couros . PARABÉNS do Nos Tabuleiros da América!!! Isto aconteceu após o duplo empate com o GM Ivan Salgado (Espanha) nas partidas 25 m com 5 segundos de acréscimo , e a vtória vindo com 1,5 a 0,5 no desempate com ritmo 5minutos com 1 segundo de acréscimo. As partidas foram jogadas no ICC - Internet Chess Club. E amanhã enfrenta na final o GM Iturrizaga as 13horas horário de Brasília





Copa Contaud 2008 - E seguimos com a Segunda Rodada

Sem muitas surpresas nos resultados gerais das primeiras mesas seguem os favoritos pontuando, observem abaixo as fotos da segunda rodada , e logo mais as 14h seguimos com a terceira rodada e já com um confronto de um mestre internacional enfrentando um grande mestre falo respectivamente do MI José Cubas que jogará com o Grande Mestre Rafael Leitão na mesa 1.
Torneio pela internet
Antes porém do início da terceira rodada , nas dependencias do Hotel Veneza (local do Contaud 2008) , será utlizada pelo Grande Mestre Alexandr Fier para a disputa via internet da semi-final do classificatório do Torneio Couros. As partidas (2 de 25m com 5 s de acrécimo)serão contra o GM Salgado da Espanha e será acompanhada pelo AI Mauro Amaral.Depois maiores detalhes sobre o acontecimento e vamos torcer pelo GM brasileiro! Bom ficamos com as fotos da segunda rodada.





















sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Torneio Contaud 2008

E teve início hoje dia 7 /11 o tradicional Torneio Contaud, que conta este ano com 45 participantes , sendo 23 jogadores com rating FIDE!! Para um Estado , que o pessoal comenta se situa tão longe dos grandes centros , é uma estatística a ser considerada para dizer que é uma vitória para o xadrez de Mato Grosso conseguir produzir um evento deste moldes.Vejas as primeiras fotos...





quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ping dos Mestres!!!!

Aqui estamos na quente Cuiabá , e com a participação dos Grandes Mestres Andrés Rodrigues e Alexandr Fier foi disputado de relâmpago nas dependências do Cuiabá Xadrez Clube ,evento que fez parte da programação do Festival de Xadrez do Clube. O vencedor foi o GM Alexandr Fier com 100% (7 em 7) ,em segundo Maximo Iack e em Terceiro o GM Andrés Rodrigues.
Foi uma grande festa para o xadrez local , pois além da seriedade da disputa , valeu também este momento para a descontração e experiência dos enxadristas locais apreciando os fortes jogadores em performances da modalidade relâmpago de xadrez...enfim um bom aperitivo para esperar a Copa Contaud de Xadrez 2008 (07 a 09/11) Por minha responsabilidade ficou a arbitragem auxiliado pelo MF Carlos Barreto que foi o fotógrafo do torneio... Fiquem com as fotos agora. Valeu !!!
http://cuiabaxadrezclube.blogspot.com/