quinta-feira, 24 de março de 2011

Jogando Xadrez a 4400m de Altitude

Isto mesmo ! Quando vi a oportunidade nao pensei duas vezes...eu vou, e topei entrar em uma excursao para subir até ao topo da Montanha gelada de Chalcaltaya , que no passado foi a mais alta estaçao de de esqui do mundo , que atualmente encontra-se desativada devido ao derretimento ocorrido pelo aquecimento global e por isso lá sao conduzidos trabalhos de física para monitoriamento das mudanças climáticas no planeta. Bom, a idéia de levar o tabuleiro junto foi minha rsrs. E lá fomos nós ontem cedo. De brasileiros éramos 5 marmanjos além de um grupo de tchecos, uma marroquina , um simpático espanhol e um polonês alpinista ou como ele mesmo disse andinista...rs. A paisagem antes de começarmos a subir já valeu o passeio, uns 80 km de La Paz, simplesmente demais . Antes de tudo nao saí do hotel sem tomar o mate de coca, que de fato ajuda para tirar os efeitos da altitude , pois sairemos da altitude já substâncial de 3600 de La Paz e echegaremos aos 4440m de altitude do Monte Chalcaltaya. Foi uma grande experiência . Eu parecia criança mas as imagens sao muito emotivas . Durante o percurso de subida a estratégia de todos : subir tranquilos e lentamente , sempre respirando fundo. E lá chegamos sao e salvos graças a Deus. Mais de que de pressa fui armando o tabuleiro pois durante a viagem já havia desafiado o André , um engenheiro de Sao José dos Campos , e lá fomos nós , a partida nas alturas!(veja foto) , ah o resultado? Isto é o que meno importa rs. E no fim da tarde o grupo todo ainda foi ao Vale da Luna (veja foto a terceira abaixo) , que sao erosoes em sedimentos do que foi mar um dia, já em uma regiao bem baixa - 3300m, enfim o dia foi corrido!



Jogando em altitude de 4400m










No Topo do Chalcaltaya

segunda-feira, 21 de março de 2011

Na Asociacion Departamental de Ajedrez de La Paz


Fui visitar o clube de La Paz ou melhor , o que na verdade nao é propriamente um clube mas sim como eles chamam de : Asociacion Departamental de Ajedrez de La Paz. Primeiramente o que digo é sobre a localizaçao previlegida...ele fica anexo ao Estádio Central de La Paz , o Estádio Olimpico Hernando Siles , que mostra como em Santa Cruz, o xadrez é agregado diretamante pela força governamental do esporte. Portanto nao é esquecida pela administraçao pública de alguns lugares , onde o xadrez entra em um ping-pong interminável entre esporte e educaçao . Na se defenindo o xadrez como o esporte pela entidades e sendo vista como apenas um jogo pela educaçao , causando asim um quadro de indefiniçao para o progresso do xadrez.

Bom , quanto a recepçao , esta foi bem caloroza e fraterna. De fato aproveito para mandar meu grande abraço a todos que tive contato na asociacion. Onde podemos verificar da esquerda para a direita na segunda foto abaixo: Nilo Saavedra Crespo ( Campeao Paceño 95-96 e 99) , depois Edgar Quiroz ( atual presidente da Asociacion) e do outro lado Javier Acchieli ( professor de xadrez local)

Também agradeço a gentileza de Ernesto Espíndola com quem joguei e foi muito receptivo também. Joguei partidas e acompanhei o ping de fim de dia. Agora quanto as instalaçoes sao muito boas . Um salao perfeitamente climatizado , uma acústica perfeita (temos um estádio do lado). E com relaçao ao espaço , ele possui espaço para 35 mesas bem acomodadas. E quanto a decoraçao , muito atrativa , onde pode-se observar na foto onde jogo , ao fundo o quadro de todos os campeoes mundiais. Mais um bom exemplo de organizaçao companheiros do xadrez brasileiro...

Abraço!