Nos primórdios da civilização os estudos da ciência nasceram com uma relação muito intima aos temas estudados. Com o tempo o estudo foi se separando e as causas e efeitos científicos foram perdendo as relações. Hoje, vimos que esta separação atrapalha o verdadeiro aprendizado... o seja, quanto mais relações contextualizarmos e agregarmos aos fatos científicos mais conhecimentos a escola conseguirá transmitir ou melhor construir com os alunos. Diante disto no início dos planejamentos o colégio Maxi reuniu o seu corpo docente para potencializar, entre as matérias, a Interdisciplinaridade. Sim, buscar uma maior proximidade , relacionamento... entre as diversas disciplinas. Neste contexto, o xadrez aparece como uma ferramenta interessante, assim sendo, tive um momento para apresentar o potencial do xadrez para relacionar com outras disciplinas , seja com a matemática, com a história , com a geografia, artes e etc... as fotos mostram o momento quando expus as ideias do xadrez e a interdiciplinaridade. Minhas considerações à direção do Maxi pela oportunidade e seriedade por priorizar um tópico tão importante na construção do conhecimento.
Apresentando a diversidade de bibliografia relacionada ao xadrez
Nenhum comentário:
Postar um comentário