quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Atravessando a Fronteira

Bom , finalmente atravessamos a fronteira. Com bastante pexinxa dos taxis do lado brasileiro e boliviano chegamos a La Estacion de Puerto Quijarro para ... bom nao para receber a notícia que NAO havia mais passagens para aquele dia pelo trem da morte , poxa vida! Sim , além disto nada se sabia sobre o dia seguinte , tudo em vista dos protestos ocorridos e que acontecem contra o Governo de Ivo Morales , esta banda boliviana está bem tumultuada.
Resumo: estávamos inertes sem reaçao mais uma vez. E quando derrepente diante desta notícia nao éramos somente três na mesma forma. Eu encontrei um cara com a camisa do fluminense tentando passagem no trem e logo adiantei que já tinha esgotado passagem para aquele dia. Ele me respondeu : nao nao é possível , em um sotaque pesado e acabei sabendo que os dois viajantes eram israelenses! Um israelense tricolor doente rs... e com um bom português para quem aprendeu só a 5 meses.

JUNTOS EM UMA MESMA ROTA

Agora nao éramos só 3 e sim 5 a procura de como ir para Santa Cruz conosco se juntou Gaal e Itae dois moxileiros israelenses , encontramos o local de saída das chamadas Rotas, que sao ônibus antigos que saem abarrotados de carga e gente , e analizamos e compramos os ultimos 5 lugares que haviam na rota que saia as 14:30h para Santa Cruz , foi a maneira e agora teremos mais ou menos 700km até o nosso destino. Enquanto esperava o ônibus convidei Gaal para uma partida de xadrez , a pelaja foi dura e depois de mais de 1 hora acabei ganhando um final de partida onde obtive pequena vantagem, mantendo a tradiçao dos jogadores israelense a partida foi dura.Indo no ritmo do xadrez um estivador do depósito de cargas chamou a Jogar Joao Pedro também para uma partida em um tabuleiro velho com peças empoeiradas que mais paraciam ter saídas de algum escombro...rs ah o rei branco era um pedaço de cabo de vassoura.(veja a foto).
E assim fomos , embarcamos no BUS por 80 pesos bolivianos por cabeça. A carretera , como os bolivianos chamam a rodovia, realmente me surpreendeu , muito boa , novin ha porém, em alguns trechos inacabada nos ultimos 260km.
Empolgados estavam o motoristas e seus dois ajudantes de viagem, , que embalados aos maços de folha de coca, coca-cola quente e pitadas de bicarbonato iam mascando , mantendo uma forte tradiçao entre estes condutores para amnterem acessos na viagem e bem atentos para desviar aos inúmeros , inúmeros animais que atravessam tranquilamente atravessam a rodovia , que em seu percurso possui apenas 4 vilarejos, encrìvel no resto nao se ve absolutamente nada além da vegetaçao! Em 700 km 3 postos de gasolina apenas!

Nenhum comentário: